GL

"Para quem tem pensamento forte, o impossível é só questão de opinião" Chorão - CBJ

Nosso e-mail: umgoldenemnossavida@hotmail.com

28 de fev. de 2013

SEGUNDO PROBLEMA: ALERGIA



Quando a Luna completou 01 (um) ano de idade, ela começou a apresentar reações alérgicas. Apareceram algumas feridas pelo corpo e os pelos nessas regiões caiam deixando o machucado aparente. Muitas vezes essas feridas inflamavam, e se localizavam, na maioria das vezes, na região próxima as patas traseiras.

Pelo comportamento dela as feridas deviam coçar muito, e todos os remédios ali colocados eram lambidos. Muitas vezes ela até mostravas os dentes quando íamos ver como estava a situação, nunca nos agrediu, mas seu comportamento deixava claro que sentia muita dor. Pesquisamos a respeito e só encontramos alergias de pele, como perda de muito pelo. Nada foi encontrado, especificamente, sobre essas feridas.

Passamos por 09 meses em busca de uma resposta, a veterinária fez todos os testes possíveis e imagináveis, inclusive com coleta de material da pele e sangue. Chegamos um dia a torcer que fosse sarna, pois só assim descobriríamos o que era e a trataríamos. Pensamos que poderia ser estresse, e começamos a sair mais vezes para passear com ela. O pior eram os olhares dos outros donos de cães com medo de que aquilo fosse contagioso...

Quanto mais buscávamos por respostas mais longe elas estavam. Até que um dia, já cansados de tanto enfiar remédios na boca de Luna e nada resolver o problema, ligamos para sua veterinária e esta, que estava mais cansada que nós, falou sem muito acreditar “depois de tantos exames e nada encontrar eu não sei mais o que pode ser essa alergia, só se for da ração...”.

Na hora ficamos mudos e pensativos. Era mudar a ração ou partir para outros métodos (benzedura, sal grosso...). Partimos então em busca de outra ração e uma semana depois, como “milagre” a Luna estava curada e sem coceiras.

Hoje a ração dela não é a especial para cães alérgicos, mas a qualidade é melhor da que estávamos dando e também evitamos alimentos enlatados, pois eles também não são bem aceitos por ela. Luna está feliz, com os pelos em dia, sem feridas e comendo muito bem a ração indicada, mas não escapou de um banho de água benta – SÓ PARA GARANTIR...

20 de fev. de 2013

PRIMEIRO PROBLEMA: NECESSIDADES NO LOCAL CERTO



Conforme prometido, iremos falando sobre alguns probleminhas que podem ocorrer ao criar um golden no apartamento, ou, nesse caso, qualquer que seja o cão. Bom, nós pegamos a Luna perto dos quarenta dias de idade. E como ela veio meio que de uma forma "mais depressa que a gente imaginava", tivemos que pesquisar alguns truques que deram certo para apostar nossas fichas naquele mais adaptável ao apartamento. O nosso apartamento não é grande, mas possui uma área de serviço e um quartinho de empregada. E era lá que ela ia ficar.

Quando a Luna chegou ela era uma bolinha de pelo e linda, mas sabíamos que ela sentiria muita falta da família. Por isso, tratamos logo de pegar uma toalha e esfregamos muito na mamãe dela para pegar bastante o cheiro e podermos levar a toalha para casa.

Fizemos um quadrado com caixas, de aproximadamente 1 m², para colocarmos: De um lado, a cama da Luna com a toalha. Do ladinho da cama deixamos um pote para água e ração e do oposto à cama, deixamos o jornal para que ela fizesse as necessidades ali.

Depois de alguns dias, na qual não sabemos precisar muito, observamos duas coisas: A Luna já estava fazendo as necessidades em cima do jornal e outra, ela reclamava quando o jornal estava sujo.

Importante dizer que a Luna só tinha contato com o resto da casa quando nós estávamos em casa. Caso contrário, ela ficava neste espaço reduzido.

Como percebemos que ela estava agindo como queríamos, aumentamos o seu espaço para uns 2 m² aproximadamente, dispondo a cama, potes e jornal nos mesmos pontos. Mantivemos a mesma posição nossa de que a Luna tivesse contato com os demais cômodos da casa somente com nossa presença. Sabíamos que não seria fácil nem pra ela e nem para nós, mas sabíamos que para o futuro isso ia ser bom para as duas partes.

E continuamos assim sucessivamente. Paulatinamente fomos aumentando o espaço dela dentro de casa. Demos o espaço do quartinho da empregada, depois de alguns dias o quartinho mais a área de serviço e mais tarde ainda até a copa/cozinha. Claro que de vez em quando ela fazia em lugar errado. As vezes ela estava conosco na cozinha, saia correndo em direção ao jornal, mas não conseguia segurar... Outras vezes fazia no lugar errado para nos testar. O que fazíamos? Nunca brigamos com ela (não posso negar que tinha horas que dava vontade de esganar, hehehe). É um teste de paciência. Um dia ela faz tudo a mil maravilhas. Acha que nunca mais vai fazer errado e tem dias que parecia que ela tinha desaprendido tudo.

Pois então, como disse, nunca brigamos com ela quando ela fazia no lugar errado. Quando era ao contrário e ela acertava, fazíamos festa e a recompensávamos com petiscos ou muitos carinhos. Outra coisa que fazíamos era não limpar na frente dela quando fazia no lugar errado. Lemos em algum lugar que ela poderia achar que a gente poderia estar brincando com ela ou que ela estava “mandando na gente”.

A Luna nos testou bastante nos primeiros meses, mas fomos persistentes e tivemos com ela uma educação quase que militar. Nunca batemos nela e as brigas são conversadas em um tom mais alto, pois eles sabem muito bem quando estão fazendo alguma coisa errado.

Bom, esperamos que aqueles que pegarem um filhote de golden e utilizar a técnica que usamos tenham sorte, dedicação e paciência. Essa raça é maravilhosa, carinhosa, atenciosa e muito inteligente. Quando adestrada fará exatamente o que você pedir.

Abraços e até mais!!!!

5 de fev. de 2013

"PETISCOS" PROIBIDOS E PERIGOSOS



Conforme o combinado durante estes dias ficamos de postar experiências com a nossa golden. Confessamos que para ajudar nossos seguidores tínhamos escolhido outro tópico para iniciar, mas acreditamos que Luna escutou nossa conversa e decidiu escolher ela mesma qual texto iniciaria essa nossa troca de experiências com vocês – Mel Gr prometemos que no próximo texto vamos falar das alergias.

Bem, nesta sexta-feira, como sempre, Luna estava em sua rotina diária, aparentemente nada de diferente acontecia até irmos dar banho em nosso bebê e não encontrarmos seu sabonete. Tudo bem. Pensamos que a faxineira havia colocado em algum local diferente. Mas depois de tanto procurarmos...

Para nossa surpresa naquela noite Luna tentou nos avisar algo, mas como o sono dos donos era maior não demos importância. Só descobrimos no dia seguinte que o sabonete tinha sido usado para higiene INTERNA de Luna. É, a Luna continua não sabendo cometer o crime perfeito... Ela vomitou durante a madrugada o sabonete, ou melhor, partes dele.

Aí vai a dica para quem tem ou quer ter um golden, eles adoram produtos de limpeza e higiene, nos nossos cálculos este já é o 3 sabão/sabonete de Luna. Só que dessa vez ela ficou com o estomago irritado (inclusive, tinha um pouco de sangue no vomito), daí por orientação veterinária demos pó de carvão a ela para evitar uma intoxicação.

E como ela vive nos surpreendendo já fizemos um estoque do remédio como garantia. Essa é uma boa dica para quem tem cachorrinhos que adoram comer o que não deve, ter esse pó sempre ao alcance. Luna já tomou esse pó de carvão outras duas vezes: quando comeu carne de porco (que é totalmente proibido a cães e nós não sabíamos) e quando numas das incursões de escavamento comeu uma cartilagem de peixe na praia.

Mas o pior foi no final do dia quando fomos levá-la para passear, pois nos demos conta de que o sabonete também limpou o seu intestino, só que dessa vez ele não estava em pedaços, mas sim na forma de espuma.

Agora já esta tudo certo, Luna se recuperou bem, quer dizer em partes, pois tivemos que expulsá-la do quarto a noite senão íamos morrer intoxicados pelos gases tóxicos que saiam dela. Afinal, ter um Golden Retriever é diversão garantida!!!!!

1 de fev. de 2013

CRIAR UM GOLDEN RETRIEVER EM UM APARTAMENTO



Recebemos algumas mensagens e emails solicitando que a gente comentasse ou desse dicas de como criar um golden retriever em um apartamento e quais as dificuldades encontradas. Primeiramente gostaríamos de agradecer a todos os nossos visitantes pelas mensagens e que vocês continuem nos enviando e-mails solicitando ou dando dicas, pois cada dia que passa, nós aprendemos algo novo com essa raça maravilhosa.

Bom, nós não somos “experts” na criação de cães, até porque a Luna é a nossa primeira cachorra. Mas podemos falar de algumas dicas e dificuldades de criar um golden retriever dentro de um apartamento sem problemas, pois estamos vivendo esta situação maravilhosa por dois anos e meio.

Para não ficar muito massante, durante os próximos dias vamos postar os perrengues que passamos com a Luna e o que nós fizemos para minimizar o problema ou acabar com ele de vez.

Entre os “problemas” que evitamos, minimizamos ou enfrentamos com a Luna foram:

a.- Como fazer as necessidades no local correto;
b.- Como diminuir os pelos pela casa;
c.- Quais os exercícios indicados e os passeios diários;
d.- Como evitar a destruição dos móveis e roupas na época da troca dos dentes;
e.- Como evitar que a Luna pegasse alimentos de cima da mesa;
f.- Como evitar que a Luna subisse na cama;
g.- Como fazer para que a Luna parasse de pular nas visitas;
h.- Como evitar a destruição dos móveis por stress ou falta de exercício;
i.- As alergias;
j.- A higiene: dos pelos e dos dentes;
k.- Entre outros...

Abraços e até mais!!!!